• VIOLÊNCIA DOMÉSTICA- Impactos no Desenvolvimento Infantil

O ambiente doméstico tem um grande impacto sobre a saúde mental e o desenvolvimento neurológico de longo prazo das crianças. Por isso é de extrema importância ficarmos atento. Não é só prover alimentação, saúde, educação e negligenciar o emocional das crianças. Para um bom desenvolvimento infantil é necessário auxiliar no processo da inteligência emocional desde cedo, para que as crianças aprendam a reconhecerem seus sentimentos e controlar suas próprias emoções.

 As crianças são diretamente afetadas ao presenciarem comportamentos como gritos, palavrões, violência física e demonstrações mútuas de raiva constantemente e muitas vezes não recebem se quer o direito de verbalizem o que sentem, são obrigadas a se calarem.

Algumas crianças se sentem culpadas pelas discussões dos pais e ou responsáveis e com o tempo, mesmo que não verbalizem, acabam demonstrando em comportamentos a conseqüência do impacto. Tornam-se crianças mais ansiosas, inseguras, além de ativar o sistema de crenças disfuncionais que algumas crianças levam para a fase da adolescência e vida adulta.

Já têm pesquisas que apontam sobre a interferência de um ambiente doméstico disfuncional, gerar predisposição a vários transtornos mentais, de personalidade, fobias sociais dentre outros. Então, para que pagar para vê se podemos evitar?

Queridos adultos responsáveis, não é para fingir o conflito em si, mas saber o momento certo para conversarem e longe da criança. E caso inevitavelmente ou por descuido, a criança presencie a briga, seria importante também que presencie o momento da reconciliação, do diálogo saudável entre os envolvidos. Não finja que nada aconteceu, porque dentro da cabecinha da criança, pode ficar reverberando por muito tempo um único episodio.

E caso não consigam resolver entre si, busque ajuda profissional, terapia individual, de casal e ou familiar. Além de psicoterapia para a criança também quando necessário. Só não dá para ficar empurrando a situação, enquanto comprometem o desenvolvimento da criança. Respeite e invistam em um bom desenvolvimento como um todo das nossas crianças.

Se precisar, estou à disposição 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *