Benefícios do Medo

O medo é uma emoção básica e universal do ser humano, ele permite que possamos nos proteger de possíveis perigos do nosso dia a dia e somos ensinados desde muito cedo, por ex, a ter medo de cair, de pegar na tomada, no ferro ligado, de sair sozinho, de cair da janela, de atravessar a rua sem olhar os carros e outros tanto. O medo, sem dúvidas, é uma emoção fundamental para nossa sobrevivência.

O nosso corpo se prepara de diferentes formas para vivenciar as emoções e com o medo é possível perceber alguns detalhes fisiológicos. O corpo dar possibilidades para decidir, se diante do medo, você vai agir, fugir ou se esconder, confira algumas:

O sangue corre para os músculos maiores do esqueleto, como as pernas, para que possuam energia suficiente para escapar quando necessário, ao mesmo tempo, que ainda que por um pequeno tempo o corpo paralisa, para dar a possibilidade de se esconder. O corpo fica em alerta, é disparada uma corrente de hormônios, tornando-o pronto para agir a qualquer momento.  E sabe aquela expressão bem conhecida, “Fulano ficou gélido ou pálido de medo”? É devido a subtração do sangue no rosto, já que como vimos, o sangue corre para os músculos, e de fato o rosto fica com uma aparência pálida, ocorre também o ressecamento dos lábios e em algumas pessoas, pode ocorrer as contrações musculares involuntárias, conhecidas popularmente como “tremedeiras”.

O grande problema do medo, é quando ele nos paralisa. Precisamos olhar com cuidado para essa emoção, porque quando ocorre de maneira disfuncional, ocasiona tantos transtornos e muitas consequências negativas.  

Você já ouviu essa frase? Geralmente é expressada no sentido de motivar, mas pensando pelo lado da função de autopreservação do medo, faz total sentido, visto que ele aumenta cada vez que você dar mais atenção a ele. E o quanto antes enfrentá-lo é possível diminuir a sua intensidade. Então não adianta esperar que passe o medo para começar um novo projeto ou viver uma nova experiência. Vai com ele mesmo e perceba no caminho os benefícios que ele pode te proporcionar.

Lembre que toda emoção é necessária e precisa ser vivenciada, ainda que seja muuuito desconfortável, mas quando você aprende a reconhecer o seu medo e saber a motivação dele, saberá como enfrentá-lo. Ter consciência dele, já é um bom começo.

Dica: Se pergunte ” Eu tenho medo de que?  E porque? Que recursos eu tenho para lidar com ele?”

5 Benefícios do Medo:

  • Valorização e autopreservação; O medo de perder, nos ajuda a valorizar e proteger ainda mais o que é importante
  • Resolução de problemas; Nos coloca em estado de alerta, estimula a resolução de problemas, a agir de maneira rápida e assertiva.
  • Tomada de decisão; Para tomar decisão arriscada ou se expor em publico, o medo de errar, impulsiona a se preparar mais, saber mais sobre o assunto.
  • Estratégias de enfrentamento; Quando o medo é enfrentado, proporciona habilidades de enfrentamento para possíveis situações adversas.
  • Criatividade;  Como forma de enfrentar o medo, você pode ter ótimas idéias para lidar com a situação de maneira criativa.

*Obs: Se o medo está fora do seu controle, causando sofrimento e prejuízos, procure ajuda!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *