Psicoterapia na terceira idade

Psicoterapia na terceira idade

Felizmente a expectativa de vida tem aumentado, mas a gente se prepara para envelhecer? Você acha que idoso tem demanda para trabalhar em psicoterapia?

Envelhecer é um processo natural e a forma de encarar essa nova fase, é individual, vai depender de vários fatores, como bagagem de toda uma história de vida desse idoso como enfrentou os acontecimentos, quais as perspectivas de vida, se tem uma boa rede de apoio.

O envelhecimento por si só, traz novas demandas ,angustia, pode desencadear transtorno de ansiedade e é muito mais comum do que se imagina, idosos deprimidos, mas os comportamentos são confundidos com demência, ou são taxados como “coisa da idade, ou mania de velho mesmo”, e não é verdade né.  Precisa-se ter muito cuidado com os rótulos atribuídos.

É importante pensar e reesignificar que essa fase da vida ainda pode ser produtiva e possível de ser bem vivida. Algumas medidas podem ser tomadas baseadas na avaliação de cada caso.

Lembre que os  significados que você atribui para alguns acontecimentos da vida, pode ser diferente para eles, então não tente barrar os sofrimento de uma pessoa idosa, não dite regras ou compare com outros, você pode perder a chance de estar mais próximo, seja um bom ouvinte, caso contrário, alguns idosos podem omites sentimentos por prever que você não vai compreender e quando você menos esperar, o estado de humor se agravou. Ao menos de sinal, busque ajuda profissional.

A psicoterapia é fundamental para uma qualidade de vida digna e demonstra melhoras significativas na vida da pessoa idosa. Fique atento a alguns sinais que indicam a necessidade do acompanhamento psicológico:

  • Quando existe uma queda cognitiva, lapsos de memória, demências
  • Problema de sono, ou dorme muito ou pouco.
  • Baixa de energia, humor deprimido
  • Aposentadoria, perda de ocupação, sentimento de inutilidade
  • Dificuldade de elaborar Luto dos parceiros , familiares e ou amigos próximos
  • Problemas de saúde, não sabem lidar com uma doença, com limitações físicas
  • Não aceita a inversão de papéis, quando a família passa a cuidar.
  • Isolamento social, perdem contato com amigos, param de frequentar eventos, recusa sair para se distrair.

Esses são alguns possíveis sinais que levam a pessoa idosa ao processo terapêutico.

Páginas: 1 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *