Psicoterapia na terceira idade

Psicoterapia na terceira idade
Group Of Senior Retirement Exercising Togetherness Concept

Existem modalidades de tratamento diferentes, como a psicoterapia em grupo, que apresenta-se com ótimos ganhos, o psicólogo usa o próprio grupo com um recurso terapêutico, aonde os participantes compartilham suas histórias, dificuldades, se identificam com os outros, fortalecendo o processo de empatia, vinculo social.  São feitas discussões de temas em comum, como adoecimento, família, sexualidade, luto..

As sessões de psicoterapia individual ocorrem no mesmo padrão de terapia para outras faixa etária, com encontros semanais, aproximadamente 50 minutos, adaptando as necessidades do(a) paciente.  Caso seja necessário, a família é chamada, ou na primeira entrevista poderá comparecer junto, tudo é combinado com o profissional que vai acompanhando o caso. 

O processo terapêutico ajuda o idoso a compreender melhor as novas limitações, surgimentos de novas doenças, perda de entes queridos, a importância da medicação  ou tratamento, caso esteja submetido a algum.  O psicoterapeuta vai ajuda essa pessoa idosa a compreender suas crenças, avaliar os pensamentos distorcidos, questões emocionais que poderá estar impossibilitando  de viver melhor.

Além do próprio idoso, a família e ou responsáveis, são beneficiados, uma vez que essa pessoa idosa passa a entender melhor o processo que estar inserido, a trabalhar suas demandas, a relação familiar tende a melhor. E quando a rede de apoio é presente, é ainda melhor.

Se você é familiar ou conhece alguma pessoa idosa, fique atento para perceber mudanças no comportamento ou na fala e saber a hora de indicar o acompanhamento.  Eu entendo que nem todos sabem lidar com essa fase, e alguns idosos acabam sendo mais difíceis de lidar, são mais teimosos, queixosos, mas muito cuidado para não desrespeitar essa fase tão preciosa da vida.

Qualquer dúvida, estou a disposição! 🙂

Páginas: 1 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *