Área de Atuação

Existem várias formas de atuação, abordagens, linhas teóricas dentro da Psicologia, vamos falar especificamente da pratica clínica. O tipo de acompanhamento que você receberá, tende a se basear na área de especialização e atuação do seu psicólogo. A minha especialização é a Terapia Cognitiva Comportamental, conhecida como TCC, que vou te apresentar um pouco agora.

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma técnica prática, diretiva, criada por Aron Beck, comprovada em vários estudos científicos a sua eficácia, como em tratamentos de depressão, Transtorno de Ansiedade, fobias, dependências, pânico e outros.

A TCC tem como base a tríade cognitiva, que aborda três elementos, os pensamentos, geram emoções e comportamentos, mas são todos interligados entre si e que há um ciclo, por ex; Se conseguirmos mudar o comportamento de uma pessoa, isso influenciará seu modo de pensar, gerando outros tipos de comportamentos e sentimentos.

Na terapia o paciente aprende a distinguir entre pensamentos, sentimentos e a própria realidade e compreende que a forma como sente sobre um determinado acontecimento é baseado na forma que interpreta  a situação e não os acontecimentos em si. 

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem muito específica e direta. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão influenciando no problema em questão. Alguns padrões de funcionamento serão identificados pelo paciente e terapeuta, e são esses padrões que determinam crenças e percepções baseada na experiência singular de cada paciente. O terapeuta e o paciente analisam juntos quais são os padrões mal adaptativos ou disfuncionais de pensamentos, para encontrar novas possibilidades de pensamentos alternativos e mais funcionais.

A TCC é focada na resolução de problemas, aonde é estabelecido metas e submetas a serem trabalhadas, para que, com o tempo, o paciente adquira sua autonomia e possa lidar com as suas questões por conta própria e “vire seu próprio terapeuta”.

Se você se identificou com essa abordagem e está disposto a se envolver com essa linha teórica, só agendar sua consulta.